Trecho do mapeamento 1954 Vasp Cruzeiro: em azul, a antiga loja de departamentos Clipper, em vermelho o traçado do Minhocão

Para sair do eixo da avenida São João (em amarelo no mapa) e coincidir com a Amaral Gurgel, o traçado do Minhocão procedeu a um literal arrasa-quarteirão. A loja da Clipper, na época instalada no Largo Santa Cecília, estava perigosamente próxima dessa intervenção urbana.

IMG_2204 (3) - CopiaAbril 2017, foto: FMM

Em primeiro plano, a deprimente solução formal da balaustrada do Minhocão. Atrás das árvores, o topo do edifício em que funcionava a antiga loja da Clipper, esquina do Largo Santa Cecília com a rua Sebastião Pereira. Como outras lojas de departamento, a Clipper foi vitimada pelo carro e por uma nova maneira de viver na cidade, apenas, para a Clipper, o carro se materializou de forma mais cruel.

CB3 PrJ547-60

Na década de 1960, tudo ainda ia bem. Divulgação de desfile promovido pela Clipper com show de Chico Buarque e Nara Leão, premiados no Festival de Música Popular Brasileira da Record de 1966 com “A Banda“.

0aca5c9033b2608eade29fc807879343

Mas em 1970 começaram as obras do Minhocão, inaugurado em 25/01/1971. A Clipper ainda tentou faturar alguma coisa com a aberração.  Um cartaz da loja lista ofertas para o dia da inauguração, saúda a obra e ainda sugere ao cliente estacionar debaixo do Minhocão (o apelido do elevado já estava dado). Visto em retrospecto, esse cartaz parece um gesto desesperado. A Clipper fechou as portas na década de 1970.

Inauguração da Via Elevada Presidente Costa e SilvaJaneiro de 1971 Inauguração do elevado – Acervo AHSP foto: autor não identificado

Eventualmente, na década de 1970, sob outro espírito de época, as pessoas não tivessem tão claro o desastre urbano causado pelo Minhocão. Pode ser, de qualquer forma, as páginas do Estadão foram pródigas em condenar a obra.  Aliás, a nos fiarmos pela cobertura do jornal,  o evento da inauguração do elevado foi fracativo:

“Os funcionários da Prefeitura que compareceram à festa de Maluf – convocados pelos administradores regionais – não se mostravam muito animados, apesar de terem sido ‘preparados’ durante toda a semana que antecedeu à inauguração do Minhocão. Nem mesmo os que foram escalados para atirar papéis picados do alto de edifícios da Avenida Amaral Gurgel exerceram direito sua função, faltou coordenação e houve demora”.  Estadão, 26/01/1971

congestionamento-minhocao-acervo-estadaoJaneiro 1971 – Acervo Estadão (publicado na edição de 26/01/1971)

Coerentemente, o Estadão ilustrou a matéria sobre a inauguração com foto do elevado engarrafado, logo em seu primeiro dia.

            2 Santas Cecilias

Cartão postal da igreja de Santa Cecília ainda sem a cúpula (1913), autor desconhecido. Foto de 1947 publicada no site São Paulo Antiga, autor desconhecido. 

A Igreja de Santa Cecília e o largo se mantiveram relativamente incólumes até a chegada do metrô Leste-Oeste. Nessa ocasião, o pequeno largo calçado foi ocupado por um dos acessos ao metrô, com canteiros altos, muretas de concreto, gradis e árvores na medida exata para obstruir a vista da igreja.

IMG_1726

Fevereiro 2017, foto: FMM

Sem seu Largo, agora para ver a Igreja de Santa Cecília, só assim, meio de lado.

About MAJB

4 Responses to “A Clipper no Largo Santa Cecília e a inauguração do Minhocão”

  1. Anita Di Marco

    Maria Alice, que delicia ler seus textos fundamentados, pesquisados e vividos; delícia viajar na cidade, no tempo e na história. Vá em frente e fale mais dos caminhos e espaços da cidade.
    Bjs
    Anita

    Responder
    • admin

      Anita, obrigada pelo comentário! Espero que sejam mesmo uma delícia de ler, porque montá-los é muito divertido.

      Responder

Leave a Reply

  • (will not be published)