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Cerca de 1945, foto tirada a partir da Biblioteca Mário de Andrade: autor desconhecido. O edifício da Biblioteca Mario de Andrade foi projetado por Jacques Pilon e inaugurado em 1942.

A foto mostra os antigos casarões da avenida São Luís. No plano de fundo, da esquerda para a direita: o edifício situado na esquina da avenida Ipiranga com a Major Sertório, hoje ocupado pela corretora de seguros Vila Velha, depois o edifício São Luiz, arquiteto Jacques Pilon (construção 1944) e a antiga escola Caetano de Campos, arquiteto Ramos de Azevedo (edifício inaugurado em 1894). Destacado em verde, trecho da rua Marconi hoje incorporado à praça Dom José Gaspar.

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Mapeamento de 1954 Vasp-Cruzeiro: em destaque a praça Dom José Gaspar. Ao norte da praça, a rua Marconi que então chegava na São Luís.

O mapa de 1954 mostra diversos edifícios em construção na avenida São Luís: indicados pelo contorno mais fraco, tracejado. Diante da confluência com a rua Marconi, o edifício Louvre, projeto de João Artacho Jurado, lançado comercialmente em 1952.

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Foto aérea de 1958 – Geoportal: em destaque a praça Dom José Gaspar

A avenida São Luís já estava bastante verticalizada no final da década de 1950, nesse momento ainda não haviam sido erguidos o edifício Itália na esquina com a avenida Ipiranga (arquiteto Adolf Franz Heep, 1956-1965), a Galeria Metrópole na esquina com a praça Dom José Gaspar (Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia 1959-1964) e o Conjunto Zarvos – Edifício Ambassador, na esquina com a Consolação (arquiteto Júlio Neves 1958-1963).

Edifícios modernos concluídos entre a segunda metade da década de 1950 e a primeira metade da década de 1960 configuram em grande parte a paisagem do “centro novo” de São Paulo. Muitos deles têm os térreos permeáveis com comércio e geram uma rede de capilaridade para o pedestre pela qual o espaço de acesso público se expande.

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Junho 2017

A galeria comercial do Conjunto Zarvos oferece, na sobreloja, um terraço com vista para as árvores da avenida São Luís e para a Biblioteca Mário de Andrade (espaço indicado pela flecha). Nesse terraço, foi rodada uma cena do filme Noite Vazia (1964, Walter Hugo Khouri), que explora a qualidade moderna daquele espaço. Na cena, o revestimento de pastilhas do edifício funciona como uma tela onde se projetam as sombras das árvores e o movimento das hastes de um ônibus elétrico passando pela São Luís, edifício e espaço público aparecem integrados, como aliás propunha a arquitetura.

Em São Paulo, há uma sensação difundida de que cada casa demolida para ceder lugar a uma torre é uma perda irreparável para a cidade. No caso específico da avenida São Luís o conjunto de edifícios modernos que substituíram os velhos casarões senhoriais oferecem uma possibilidade de cidade muito mais estimulante e permeável ao espaço público.

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