11/12/2015 Foto:FMM

O antigo edifício da Subestação de Energia Riachuelo, construído na década de 1920 pela Cia. Light, hoje abriga o RedBull Station: um centro de artes e música de vanguarda, inaugurado em 2013. O projeto de reforma foi do escritório franco-brasileiro Triptyque, composto por três franceses e uma brasileira, todos formados na Escola de Belas Artes de Paris na segunda metade da década de 1990.

11/12/2015 Foto: FMM

Externamente, a principal intervenção no edifício, cuja fachada está tombada pelo CONPRESP desde 2004, foi um terraço na cobertura. Esse terraço é parcialmente coberto e pode ser acessado por uma escadaria metálica externa que faceia a elevação interna do edifício.

11/12/2015 Foto: FMM

Como outros edifícios de sua época, a subestação Riachuelo oferecia para a cidade um exterior ornamentado, enquanto seu espaço interno, condizente com seu uso na época, tinha um tratamento bastante despojado, que os arquitetos souberam explorar na constituição de um espaço contemporâneo para a arte.

Trecho do Mapeamento de 1930 – Sara (Prefeitura de São Paulo – GeoSampa)

Situado na confluência da avenida Vinte e Três de Maio com a rua de Santo Amaro e Praça da Bandeira, o que mais surpreende na situação do antigo edifício (destacado no mapa acima) foi ter se mantido, enquanto a cidade ao seu redor mudou radicalmente, fruto de seguidas remodelações urbanas. Em 1930 (mapa acima) o edifício ficava junto ao Largo do Riachuelo, espaço urbano da época do Império, que sumiu sob o leito da avenida Vinte e Três de Maio.

Trecho do Mapeamento de 1954 Vasp Cruzeiro – (Prefeitura de São Paulo – GeoSampa)

No mapeamento de 1954, a abertura da avenida Vinte e Três de Maio já irrompe entre as ruas Asdrúbal do Nascimento e Riachuelo, pondo fim ao Largo Riachuelo, a Praça da Bandeira surgiu numa grande área demolida entre a avenida Nove de Julho (no mapa de 1930 avenida Anhangabaú) e a rua Santo Antônio. Por fim, a quadra urbana entre as ruas Santo Antônio e Santo Amaro foi arrasada, prestando-se a estacionamento de automóveis.

Data: 1954. Foto de Benedito Junqueira Duarte. A flecha aponta o edifício da Subestação Riachuelo

Década de 1950. Os primeiros 200 m da avenida Vinte e Três de Maio. Fotógrafo desconhecido. A flecha indica o edifício da Subestação Riachuelo. 

Final dos anos 1960. Foto autor desconhecido. O trecho inicial da avenida Vinte e Três de Maio (1,4 km até o viaduto Pedroso) foi inaugurado em 1967.

Praça das Bandeiras e Anhangabaú. Foto autor desconhecido

No final da década de 1960, teve início a construção do Viaduto que liga a avenida Nove de Julho à avenida Anhangabaú, passando por cima da avenida Vinte e Três de Maio.

Praça da Bandeira – Cartão postal de 1977

Na sequência, os carros foram desalojados pelo terminal de ônibus da Praça da Bandeira.

Década de 1970, foto: autor desconhecido.

O edifício da subestação, que originalmente fazia parte de um conjunto edificado contínuo, se tornou um bloco isolado na cidade, meio perdido entre o terminal de ônibus e o trânsito da Vinte e Três de Maio.

Informe da Prefeitura de São Paulo anunciando a possibilidade de “atravessar o Vale do Anhangabaú sem correria e sem perigo de atropelamento”: inauguração das passarelas de pedestres na Praça da Bandeira, publicado no Estadão dia 09/07/1988, p. 13.

O terminal de ônibus da praça da Bandeira, por sua vez, ficou ilhado entre vias de tráfego intenso, o que levou à solução das passarelas que permitem cruzar as avenidas e acessar o terminal.

Foto: Marco Maria Zanin (http://www.marcomariazanin.com/works/sao-paulo)

A foto do italiano Marco Maria Zanin mostra bem a conturbação urbana que cerca hoje o antigo edifício da Subestação de Energia Riachuelo (assinalado na foto). Nas palavras de Leão Serva, “a ‘praça’ da Bandeira é, na verdade, uma garagem de ônibus privados ocupando um espaço público” (in Folha Digital de 20/02/17: “A praça da Bandeira envergonha a Bandeira Nacional”).

11/12/2015 Foto: FMM

Num hipotético zoom na foto acima, pousamos no espaço de acesso público do terraço do RedBull Station: o avesso do avesso de seu entorno urbano.

 

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