Teatro São Paulo, data: 06/11/1952. Local: Praça Almeida Junior, Liberdade.

No bairro da Liberdade a ligação expressa Leste-Oeste (1968-1971) dragou o próprio chão. Foi cavada uma trincheira entre o vale da avenida Vinte e Três de Maio e o vale do Tamanduateí (parque Dom Pedro II). Essa trincheira acabou com parte do tecido urbano e tudo que havia ali – casas, ruas passeios. Acabou com a Praça Almeida Junior (hoje resta uma nesga de praça ao sul da via expressa) e com o teatro que ficava sobre ela.

Trecho de foto aérea de São Paulo em 1958, http://www.geoportal.com.br/memoriapaulista/ Destacadas em verde as praças Pérola Byington (triangular) e Almeida Júnior (trapezoidal). Em lilás a área que veio a ser ocupada pela via expressa leste-oeste.

Na foto aérea de 1958, a praça Almeida Júnior ocupa o centro da imagem, no meio da praça aparece o Teatro São Paulo, com frente para a rua da Glória. Em lilás, aproximadamente, o rasgo entre a praça Pérola Byington e o parque Dom Pedro II.

Google maps: trecho mostrando a via expressa, as pontes da Liberdade e a praça cindida.

Surgiram então as quatro pontes que unem as duas metades seccionadas da Liberdade, e que hoje estão associadas à própria identidade do bairro. Cruzar a pé as pontes da Liberdade sobre o “rio” de carros é uma boa experiência, de onde a vista se estende para a zona leste da cidade.

Ponte da Galvão Bueno e vista para a zona leste de São Paulo. Julho/2017 foto FMM

A praça Almeida Junior hoje, reduzida a dois barrancos e uma nesga de praça ao sul da via expressa. Foto: FMM, data: abril/2018.

Em decorrência da situação geográfica, na Liberdade a via expressa corre, em parte, numa cota inferior ao bairro, prejudicando menos a qualidade urbana. No entanto, na sua parte mais baixa, entre a rua Conselheiro Furtado e a rua do Glicério, o bairro é completamente partido em dois e sofre a deterioração da via expressa.

Trecho sem saída da Rua Mituto Mizumoto junto à via expressa. Imagem Google Street View janeiro/ 2011.

Trecho sem saída da Rua Mituto Mizumoto junto à via expressa. Imagem Google Street View janeiro/ 2016.

As duas imagens acima mostram o mesmo trecho sem saída da rua Mituto Mizumoto (primeira paralela a leste das pontes), em dois momentos: 2011 e 2016.  Entre um e outro, foi construído um muro fechando completamente a rua. Será para evitar atropelamentos?

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