A foto abaixo mostra a avenida São João ainda com os trilhos de bonde brilhando. Em primeiro plano, à esquerda, o edifício Martinelli. A São João nasce na colina histórica de São Paulo e segue numa linha reta rumo ao oeste.

Vista da avenida São João a partir do edifício Altino Arantes, década de 1950. Foto: Chico Albuquerque, IMS

Mapa da cidade de São Paulo em 1810, destacada em vermelho a São João, que na época se estendia até a altura da rua Vitória.

O leito viário da São João, por séculos, cruzou o vale do Anhangabaú. Nem mesmo a ligação viária Norte-Sul conseguiu interromper seu traçado. Pelo contrário, quem teve que se desviar foi a avenida Prestes Maia, que mergulhou no antigo “buraco do Ademar”, deixando a São João sossegada em cima.

O “buraco do Ademar” sob a São João, década de 1950, foto: postal Colombo

cratera

Fevereiro, 2017 – foto: FMM

Justo quando os carros da avenida Prestes Maia foram enterrados e o vale do Anhangabaú entregue aos pedestres, o antigo traçado da São João sofreu uma brutal interrupção. Existe hoje uma cratera que interrompe drasticamente a linha da avenida. Uma cratera que abriga: sanitários públicos (lacrados).

Março, 2017 – foto: FMM

O projeto de remodelação do Anhangabaú – arquitetos Jorge Wilheim, Rosa Kliass e grande equipe – foi vencedor de um concurso público em 1981 e inaugurado em 1992.

 

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