Santa Cecília tem, na sua paisagem, antigas sedes de chácara. Escondidas por muros, vegetação e outras construções.

Trecho da planta geral da cidade de São Paulo de 1905. Engenheiros Alexandre Mariano Cococi e Luiz Fructuoso F. Costa.

Vila Maria, Chácara das Palmeiras e Chácara do Carvalho, tiveram suas glebas cortadas por ruas e loteadas. Hoje suas sedes estão em lotes urbanos. E são ocupadas, respectivamente, pelo Iate Clube de Santos, pela Casa Pia São Vicente de Paulo/Red House International School Higienópolis e pelo Colégio Boni Consilli.

Vila Maria

Dona Veridiana da Silva Prado construiu a Vila Maria, um palacete eclético, e mudou-se para lá em meados da década de 1880 (com planta e materiais importados da Europa e jardins atribuídos a Auguste Glaziou). Viveu ali até sua morte em 1910.

Palacete de Dona Veridiana da Silva Prado. Foto de Guilherme Gaensly, cerca de 1902.

O palacete de Dona Veridiana (av. Higienópolis, n. 18) foi tombado pelo Condephaat em 2007. O tombamento inclui, além da casa, uma pintura mural de Almeida Júnior, “Aurora”, a escultura em mármore de Victor Brecheret, “Diana”, a massa arbórea e o padrão de fechamento do lote, garantindo a visibilidade do bem. Embora o gradil esteja vedado por uma chapa de aço que veda bastante a visão.

Com a aquisição pelo Iate Clube de Santos em 2008, o palacete passou por uma restauração a cargo do escritório Dupré Arquitetura http://www.duprearquitetura.com.br/casa-dona-veridiana.htm.

Implantação – Dupré Arquitetura

 

Iate Clube de Santos, interior (antiga residência de Dona Veridiana Prado). Foto: Boby Pirovics, Marco Yamin

 

Ortofoto 2017, em amarelo, a área da antiga Vila Maria, em laranja, o terreno atual do palacete.

Chácara das Palmeiras

A proprietária da Chácara das Palmeiras, Dona Maria Angélica de Souza Queiroz, doou para a Associação das Damas de Caridade a parte do terreno com a antiga sede da chácara e construções anexas (junto à Alameda Barros) e construiu para si um palacete eclético próximo à junção das atuais Avenida Angélica e Alameda Barros, para onde se mudou em meados da década de 1890. Esse palacete há muito já foi demolido, mas a antiga sede integra o conjunto arquitetônico do Externato Casa Pia São Vicente de Paulo (Alameda Barros, 539), tombado pelo Compresp em 2013. A antiga casa de taipa sofreu acréscimos projetados pelo arquiteto Maximilian E. Hell, além disso foi construída a capela, um edifício de salas de aulas projetado pelo engenheiro Prudent Nöel em 1915 e outros anexos.

A antiga sede tinha corpo central de dois andares e duas alas laterais térreas, que posteriormente receberam um segundo andar.

Imagem comemorativa de 100 anos da instituição. A flecha indica a antiga sede, reconhecível pelos dois arcos na parte central.

Atualmente, parte do conjunto foi alugado por 20 anos para a Escola Internacional Red House que executou um projeto de restauro e adaptação elaborado pelos escritórios COMANOST + Studio dLux. A capela e a antiga casa permaneceram a cargo da Casa Pia de São Vicente de Paulo.

Planta Térrea com as alterações na parte alugada. COMANOST + Studio dLux

 

Vista aérea da área restaurada. COMANOST + Studio dLux. Foto: drone.

 

Sala de aula da Red House Fotos: Leo Giantomasi

 

Ortofoto 2017, em amarelo, a área da antiga Chácara das Palmeiras (conforme mapa de 1905), em laranja, a área doada para instituição de caridade, Casa Pia de São Vicente de Paulo

Chácara do Carvalho

A Chácara do Carvalho pertencia ao Conselheiro Antônio Prado, filho mais velho de Dona Veridiana da Silva Prado, e que foi prefeito de São Paulo entre 1899 e 1911. A sede da chácara foi construída na primeira metade da década de 1890 (projeto: Luigi Pucci; construção: Giuseppe Merlini) e o Conselheiro morou ali até sua morte em 1929.

Chácara do Carvalho. Início do Século 20.

Depois da morte do Conselheiro, a chácara foi loteada, com a abertura de novas ruas. Restou a antiga sede (Al. Barão de Limeira, 1379), tombada pelo Compresp em 2018 e, desde 1937, propriedade da associação Madre Cabrini das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração, onde funciona o Colégio  Boni Consilli.

Ônibus escolares diante da escola. Foto: história da instituição em https://boniconsilii.com.br/historia/

 

O antigo casarão e os anexos da escola. Foto divulgação da Instituição.

 

Ortofoto 2017, em amarelo, a área da antiga Chácara do Carvalho (conforme mapa de 1905), em laranja, a área remanescente com a antiga sede.

About MAJB

No Comments

Be the first to start a conversation

Leave a Reply

  • (will not be published)